quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fichamento do livro: O GOLPE NA EDUCAÇÃO



Nos anos 50 - 60 o Brasil atravessava grandes crises em vários setores, dentre esses a educação que se encontrava estagnada, sem perspectivas de avanço nas áreas científicas ou mesmo no ensino básico.

O populismo enfraquecido, o antagonismo das elites, campo e cidade. O povo não tinha vez, a elite só se preocupava com seus próprios interesses, e movimentos foram criados, e favoreciam a melhora da educação.

Grandes educadores ser descartaram como Paulo Freire, com sua metodologia diferente e arrojada, chamou a atenção por seu método de alfabetizar adultos, onde os alfabetizava em 30 horas.

Seu trabalho é atual e temas de trabalhos e seminários em diversos cursos universitários.

A força da educação ficou provada quando um adulto alfabetizado recentemente discursou dizendo que deixará de virar massa para virar povo, sintetizando nessas palavras seu sentimento em sentir-se brasileiro.

Assim, o golpe civil militar de 1964 representou a vitória da parcela da burguesia nacional que defendia a internacionalização da economia,

Historicamente falando temos ainda uma herança muito forte do militarismo, este trabalho relata um pouco do contexto que ocorreu desde aquela época até os dias atuais, sendo um convite àqueles, profissionais envolvidos com a educação, para perceberem o que ocorreu no passado e é que refletido nas escolas hoje ainda, para obtermos melhoras no campo da educação.


Este é uma parte de meu trabalho, postei aqui o resumo!

Espero que gostem....(o professor gostou e muito)!!

beijos e tudo de bom p/ vc!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário